Conheça os tipos de tijolos mais indicados para cada obra
Não é de hoje que o tijolo está presente nas construções. Um dos materiais mais utilizados nas obras, o tijolo mais antigo foi encontrado por volta de 7000 a.c. na Turquia. De lá para cá, não foi só o tempo que mudou, a peça também se adaptou e se apresenta em diferentes tipos de tijolos.
De barro, de concreto e até de vidro, muitos são os tipos de tijolos disponíveis no mercado. Essas peças que são fundamentais em uma obra podem ser usadas tanto para a construção de estruturas quanto para decoração. Continue a leitura para saber mais sobre os principais tipos de tijolos!
Quais são os principais tipos de tijolos estruturais?
A construção de imóveis em alvenaria é a mais comum no Brasil. Hoje em dia, é possível escolher tipos de tijolos que se adaptam a diferentes estilos arquitetônicos e possuam características específicas para garantir maior durabilidade e melhor desempenho na obra. Mas como escolher a melhor opção para a construção? Confira abaixo os principais tipos de tijolos estruturais e suas vantagens.
Tijolo Cerâmico
Também conhecido como tijolo de barro cozido, o tijolo cerâmico é um dos modelos mais utilizados nas obras. Pode ser chamado de tijolo baiano e possuir diversas variações de formato e número de furos. É o mais usado no Amazonas, sendo o mais comum o modelo de 19 x 9 x 19 (altura x largura x comprimento, em centímetros).
Uma das vantagens desse tipo de tijolo é que ele possui opções com ranhuras que facilitam a aderência da argamassa. Tem excelente isolamento térmico e acústico além de ser o mais barato. Porém, possui menor resistência mecânica e exige mais revestimento. Ainda assim é a melhor opção.
Tijolo de Adobe
Tijolo de Adobe
OS TIJOLOS DE ADOBE TÊM UM GRANDE CUSTO-BENEFÍCIO: SÃO TÉRMICOS E ECOLOGICAMENTE CORRETOS. IMAGEM: CONTENT.PK
O tijolo de adobe também é um dos tipos de tijolos feito de barro, porém cru. Sua produção é simples, foi criado antes do tijolo cozido.
Além do custo-benefício, o tijolo de adobe possui característica térmica, sendo capaz de manter uma temperatura estável dentro da casa. Outra vantagem é o fato de ser ecologicamente correto, já que sua produção consiste na mistura de barro, água, fibras naturais e palha.
No entanto, esse é um dos tipos de tijolos que não são indicados para regiões onde ocorrem muitas chuvas, pois ele tem alta absorção de água, podendo se desfazer em casos de tempestades e chuvas intensas.
Tijolo Ecológico
O TIJOLO ECOLÓGICO É UMA OPÇÃO SUSTENTÁVEL DENTRO OS TIPOS DE TIJOLOS. IMAGEM:GREEN IT YOURSELF NOW.
O tijolo ecológico é uma ótima opção para projetos sustentáveis, uma vez que sua produção não necessita da queima. O modelo é feito à partir de uma mistura de terra, cimento e água, prensado de forma manual ou mecanicamente.
A desvantagem desse tipo de tijolo é que pode necessitar de mão de obra mais específica.
Tijolo de Concreto
IMAGEM: STORYBLOCKS.
Bloco, tijolo, placa… o concreto possui diversas variações de nome e formatos e é um dos materiais mais indicados para a estrutura de uma construção.
Em uma construção racionalizada, os blocos de concreto deixam a parede modulada, com boa integração com os elementos estruturais, e permitem a passagem de tubos e conduítes. São melhores em rendimento e redução do desperdício do que os cerâmicos.
No entanto, os blocos de concreto são mais pesados, dificultando o transporte e o manuseio no canteiro de obra. Além disso, esses tipos de tijolos têm desempenho térmico menor e, por absorverem muita água, a umidade pode se tornar um problema para a construção.
O BLOCO DE CONCRETO CELULAR NÃO AGRIDE O MEIO AMBIENTE, ALÉM DE SER A PROVA DE FOGO . IMAGEM: ALUGUELCACAMBAS.
E os decorativos?
Os tijolos também podem ser grandes aliados na hora de decorar. Veja alguns dos tipos de tijolos mais utilizados na hora de deixar a obra mais bonita.
Tijolo de vidro
TIJOLO DE VIDRO É UM ÓTIMO ELEMENTO DECORATIVO, ALÉM DE CONTRIBUIR COM O ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO. IMAGEM: CONSTRUINDO MINHA CASA CLEAN.
Os blocos de vidros costumam ser utilizados como elementos decorativos, porém, esses tipos de tijolos também oferecem apelo funcional, já que permitem grande luminosidade ao espaço e ótimo isolamento térmico e acústico.
É comumente usado para construção de divisórias entre espaços, proporcionando um efeito moderno e sofisticado.
Placas de tijolo (tijolo de acabamento)
A PLACA DE TIJOLOS É UMA ÓTIMA PEDIDA NA DECORAÇÃO, LEMBRANDO OS TIJOLINHOS APARENTES, MAS COM UM APLICAÇÃO BEM MAIS SIMPLES. IMAGEM: AMAZON.
Peças exclusivas para decoração, não possuindo o formato necessário para servirem como estrutura. Esses tipos de tijolos são utilizados como revestimento, sendo aplicados por cima de uma parede já construída.
Agora que você já conhece os tipos de tijolos existentes, pode escolher o melhor e mais adequado para a sua obra!
Comentários
Postar um comentário